O uso do Bitcoin para empresas tem proporcionado muitos benefícios aos empreendedores. Além de ser um ativo financeiro que oferece grande rentabilidade, ele também ajuda a reduzir os custos da organização. Tendo em vista um mercado tão competitivo, disponibilizar as mais diversas formas de pagamento é uma maneira de cativar seu público e melhorar seus resultados.

Com a popularidade da moeda digital, as empresas têm enxergado uma boa oportunidade de crescimento ao realizar transações com o Bitcoin. Por esse motivo, é preciso estar atento aos benefícios que ele proporciona para não ficar atrás da sua concorrência.

Neste artigo, vamos mostrar o que os empreendimentos têm a ganhar com o uso do Bitcoin para empresas. Acompanhe a leitura até o final para ficar por dentro do assunto!

Como sua empresa pode utilizar o Bitcoin?

Embora essa cultura ainda não esteja enraizada no brasileiro, é possível, sim, aceitar pagamentos com o Bitcoin. Podemos tomar como exemplo as marcas de moda infantil e masculina do Grupo Reserva. De acordo com a Forbes, nas primeiras 24 horas, o grupo conseguiu aprovar 100 compras com o Bitcoin, resultando em R$ 50 mil em vendas com a criptomoeda. Também o aplicativo de relacionamentos Tinder passou aceitar bitcoins como forma de pagamento. E cada vez mais empresas irão habilitar o Bitcoin como mais uma forma de pagamento, por ser segura, prática e ágil.

Esse tipo de opção de pagamento pode até se tornar o diferencial da sua empresa, tendo em vista que não são todos os empresários que disponibilizam essa alternativa aos seus consumidores.

As empresas também podem usar o Bitcoin para realizar o pagamento de seus fornecedores. Aqui no Brasil, são poucas as companhias que utilizam a criptomoeda para esse tipo de serviço, no entanto, é importante tomar como exemplo um dos mercados que mais fazem uso dessa vantagem: o chinês — lá, eles já utilizam o Bitcoin há cerca de dez anos.

Como utilizar o Bitcoin para realizar pagamentos?

Devido à falta de informação e à volatilidade da moeda digital, aceitar as transações pode parecer intimidador para os varejistas. No entanto, é válido ressaltar que a geração millenials, por exemplo, tem preferência em realizar seus pagamentos com a criptomoeda. Com o avanço da tecnologia, essa opção se torna cada vez mais atrativa para os consumidores.

Em relação aos fornecedores, o primeiro passo é a empresa identificar se já tem parceiros que aceitam o pagamento em Bitcoin. Fornecedores da China, por exemplo, aceitam, afinal, lá, o Bitcoin já é a moeda de maior circulação no mercado. Caso ainda não aceitem, no entanto, a empresa terá que introduzi-los nesse mercado, explicando como funciona, como fazer uma transação, como calcular a conversão etc.

Depois disso, a empresa compra os Bitcoins no mercado balcão ou OTC e transfere de sua carteira para a carteira do fornecedor. É importante também destacar a transparência da transação, em que tudo pode ser acompanhado em tempo real.

Por que e como começar a aceitar Bitcoin na empresa?

O Bitcoin é uma moeda que está ganhando cada vez mais força no mercado. Devido a isso, muitas pessoas enxergam esse ativo financeiro como uma oportunidade de fazer bons negócios e aumentar o seu patrimônio.

Para a sua empresa poder receber os pagamentos com a moeda digital, não existe segredo. Ao oferecer essa opção aos seus clientes, a transação deverá ser feita por meio de um software. Nesse momento, o minerador validará a venda para que ela possa ser confirmada — o que pode levar em torno de 10 minutos apenas.

Esses valores faturados serão direcionados para a sua conta Bitcoin, os quais podem ser convertidos em moeda nacional por meio da plataforma responsável pela negociação.

Afinal, quais as vantagens do Bitcoin para seu negócio?

Apesar da desconfiança brasileira, o Bitcoin traz várias vantagens para os empreendedores que optam por esse tipo de pagamento. A seguir, listamos as principais delas. Confira!

Agilidade

Enquanto o método tradicional demora cerca de cinco dias, com o Bitcoin, você faz a mesma transação em questão de minutos. Isso torna as operações mais ágeis, facilitando as negociações. Com isso, os gestores conseguem otimizar o seu tempo, o de seus consumidores e o de fornecedores, possibilitando que mais transações possam ser feitas.

Custos baixos

Os custos de uma transação com Bitcoin são muito baixos quando comparados a uma remessa de forma tradicional. Considerando uma remessa no valor de R$ 1 milhão, por exemplo, a empresa pagaria cerca de 1% ou 1,5% com o Bitcoin, quantias bem menores do que as taxas trabalhadas no mercado tradicional.

Isso gera uma economia que vai refletir diretamente no capital da sua empresa, possibilitando que novos investimentos possam ser feitos, visando ao seu bom desenvolvimento no mercado.

Segurança

Além do custo reduzido e da maior agilidade, o Bitcoin também oferece uma maior segurança graças à tecnologia Blockchain, que registra todas as transações e é impossível de ser burlada.

Devido a isso, tanto você quanto seus fornecedores e consumidores podem ficar tranquilos em relação à efetividade da transação. Além disso, lembre-se de que, apesar da volatilidade, essa moeda tem se valorizado muito no mercado, e isso fará com que seja possível aumentar o seu patrimônio.

Consultoria especializada

Embora o Bitcoin seja um assunto muito popularizado nos dias de hoje, ele ainda é complexo, por isso, é fundamental contar com uma consultoria especializada para realizar suas transações de maneira adequada, sem interferir no seu capital.

O Bitcoin é um ativo financeiro que pode proporcionar muitos benefícios, desde que seja utilizado da forma correta. Com a ajuda de um especialista, você poderá aproveitar melhor as oportunidades do mercado e contribuir positivamente para o crescimento do seu negócio.

A Bloco1 tem uma consultoria especializada para as pessoas que buscam iniciar as operações em Bitcoin para empresas, e essa consultoria age tanto no ponto de vista clínico como no ponto de vista do negócio, ajudando o cliente a desenhar sua operação. Ademais, também oferece um sistema com segurança reforçada com carteiras multiassinadas, que atua na compra e venda da moeda digital.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!