Já imaginou poder realizar um pagamento internacional sem precisar converter o seu dinheiro ou mesmo fazer uma transação de qualquer lugar pagando pouco? Pois é, isso já é possível graças ao boom que as criptomoedas tiveram no mercado. E acredite, não só itens internacionais, pagar com Bitcoin um produto ou serviço brasileiro também é possível — por exemplo, se hospedar em outra cidade.

Claro que encontrar lugares que aceitem essa moeda não é uma tarefa fácil, por isso, nós juntamos alguns serviços e produtos que já aceitam Bitcoin como moeda de troca para você conhecer!

Acompanhe a seguir o que separamos para você!

Como funciona o pagamento com Bitcoin?

Não poderíamos apresentar os lugares que aceitam esse tipo de moeda sem explicar como ela funciona. Em primeiro lugar, precisamos voltar um pouco no tempo, em 2009, quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin.

Ele não tinha a intenção de que ela se tornasse o que exatamente é hoje. A ideia era que fosse uma possibilidade de mandar dinheiro para todo o mundo sem a intervenção de instituições financeiras — uma espécie de peer to peer de dinheiro. Porém, hoje em dia, além de servir como pagamento, ele também virou uma forma de investimento.

Mas, para realizar tanto os pagamentos quanto aplicações, é necessário algumas medidas. Por exemplo, é preciso obter uma carteira digital para armazenar suas moedas. Esse tipo de ferramenta pode ser um software ou aplicativo instalado no seu PC, tablet ou smartphone. Além de poder guardar suas criptomoedas, esse tipo de dispositivo vai lhe ajudar a transferi-las.

Depois, você precisa comprá-las por meio de corretoras especializadas, as exchanges. Assim que realizar essa operação, você já pode utilizar as moedas em locais que aceitem esse tipo de pagamento.

Agora que você entendeu como funciona o pagamento, vamos conhecer alguns lugares onde o Bitcoin pode ser utilizado.

Quais produtos e serviços podem ser pagos com Bitcoin?

1. Educação

Pois é, o avanço em relação ao mercado de criptomoedas é tanto que é possível investir nos seus estudos apenas utilizando o Bitcoin. Aqui, vamos destacar duas universidades que já permitem pagar suas mensalidades com a moeda.

A primeira fica no Reino Unido: a Universidade de Cumbria, desde 2014, aceita a criptomoeda como forma de pagamento. A segunda é a Draper University, na Califórnia, especializada em administração de empresas com foco em empreendedorismo criativo e que também a aceita desde 2013.

Além dessas duas, há outras instituições que já aderiram ao Bitcoin: a Universidade de Ciências e Artes Aplicadas de Lucerna, Suíça, e a Universidade das Américas, no México.

2. Hospedagem em Maresias

Não é só internacionalmente que é possível conseguir produtos e serviços com o Bitcoin. Uma das praias mais famosas do litoral paulistano, Maresias, tem uma pousada exclusiva para quem utiliza Bitcoins.

Conhecida como Pousada Kyrios, ela está localizada na rua Colombo, nº 291. Além da estadia, o hóspede tem o direito a um café da manhã, serviço de quarto e internet.

3. Pizza

Nós sabemos como uma boa pizza cai muito bem, porém, já imaginou poder comprá-la utilizando criptomoedas? Pois bem, essa função já está disponível. O PizzaForCoins é um serviço em que você escolhe a lanchonete do seu interesse e faz o pedido em troca de Bitcoins.

O interessado paga diretamente para o endereço fornecido no site do PizzaForCoins. O único problema desse serviço é que ele não está disponível no Brasil, ficando restrito apenas aos EUA, Canadá e Reino Unido.

4. Games

Pois é, hoje em dia o mundo dos games tem um alcance gigantesco, movendo um mercado não só de consoles como todo universo em volta dos jogos. Dito isso, quem está por dentro do assunto sabe que a plataforma Steam é uma das mais utilizadas para adquiri-los, inclusive, oferecendo amplas opções de pagamento, como débito automático, cartões e até boleto.

Mas existe outra plataforma que também oferece um catálogo de jogos com o diferencial na forma de pagamento. A SteamBits é um espaço de venda de games que, além de aceitar Bitcoins, ainda transfere suas compras para outros serviços como o próprio Steam, Origin, Uplay, Xbox Live. O único problema é que não é sempre que ela está atualizada.

5. Viagens

Nós já falamos de uma hospedagem em Maresias que aceita Bitcoins, agora, imagine poder viajar para quase todos os lugares do mundo utilizando a tecnologia das criptomoedas? Com a BtcTrip isso não é só possível, como é garantido.

A agência faz viagens e também oferece promoções de pacotes exclusivos para eventos internacionais — Lollapalooza, por exemplo. Além disso, é possível viajar para diversos lugares como o Japão, Argentina, China, Índia e Irlanda.

6. Eletrônicos

As possibilidades de pagamento com Bitcoin, não se restringem apenas aos games. Também é possível conseguir alguns eletrônicos com a moeda. Algumas lojas famosas já aceitam a criptomoeda — como é o caso da Overstock que vende, além de eletrônicos, móveis, a Newegg, Etsy e o Shopify. Recentemente, a Microsoft também passou a aceitar a moeda para pagar os seus produtos.

7. Happy Hour

Voltando a falar do Brasil, não é só em Maresias que o Bitcoin pode ser utilizado. Em São Paulo, mais precisamente no bairro de Vila Mariana, existe um bar e bicicletaria em que, além de poder consertar a sua bike, você também pode tomar uma cerveja. O pagamento, é claro, pode ser feito com Bitcoin.

Agora indo um pouco mais longe, em Sidney, Austrália, há pubs que também aceitam a moeda em troca de bebida, como o Old Fitzroy que aceita o dinheiro digital desde 2013.

Bem, vimos que é possível utilizar as criptomoedas, especialmente, o Bitcoin para pagar uma série de coisas. Contudo, há muitos mais lugares que aceitam essa moeda e para encontrar existe até um site que realiza esse serviço: é o BitMapa. Ele foi criado com o objetivo de ajudar aqueles que querem encontrar locais no Brasil para gastar as suas moedas.

Esperamos que este texto tenha esclarecido que, hoje em dia, é possível pagar com Bitcoin uma infinidade de coisas. Quer continuar se informando sobre o mundo das criptomoedas? Então, assine a nossa newsletter e não perca mais nada!